Zona de Conforto, Mude sua vida Agora

Zona de conforto nada mais é do que estar acomodado em um determinado momento, uma pessoa que está na zona de conforto realiza apenas as coisas que trazem resultados satisfatórios, se limitando à uma falsa sensação de segurança que impede a superação e a evolução.

Sair da zona de conforto da medo e causa insegurança, e isso é o principal motivo que impede de deixar um lugar aconchegante que não oferece riscos. Não há nada de errado em você querer continuar onde está, é que a vida não acontece apenas dentro dessa caixinha chamada zona de conforto. 

Mudar é fundamental quando já não queremos mais ficar no mesmo lugar ou situação que estamos, seja na vida profissional ou pessoal. É necessário saber reconhecer e assumir riscos, com disposição para aceitar as consequências caso as coisas não aconteçam como esperado. Quando você se dispõe a sair da sua zona de conforto, você começa a fazer coisas que a maioria das pessoas não faz.

Separamos algumas dicas importantes para te ajudar a sair da zona de conforto e alcançar resultados extraordinários:

  • Mantenha-se focado: ter um sonho ou um grande projeto de vida é a maior inspiração para o trabalho, além de ser uma excelente forma de se manter motivado. Quando há uma recompensa esperando à frente, você consegue se manter focado em seus objetivos.
  • Saia da mesmice: Pense em todas as conquistas que teve na sua vida, certamente a maioria se não todos os resultados aconteceram quando você fez algo novo, e não praticando os seus velhos hábitos.
  • Reconheça seus limites: é normal se sentir acomodado quando está em sua zona de conforto. Porém, quando você começa a sair dela, passa a perceber melhor a existência das barreiras internas e externas.
  • Pense positivo: realize seu trabalho sempre pensando no que há de melhor nele. Dessa forma, você consegue transmitir o seu melhor para tudo o que executa.
  • Opine: Se você não tem o hábito de se colocar, opinar desafie-se a falar. Durante a reunião de trabalho, na aula da faculdade, ou na mesa do bar. Ouse fazer uma pergunta que seja pertinente, comente o assunto e dê sua opinião. Se sentir constrangido, tímido, comece aos poucos.
  • Tome decisões: pense menos aja mais. Com o tempo e com suas atitudes, você se dará conta de que na verdade pode ir muito mais além do que se permitia ir, e sentirá autoconfiança e autoestima elevada.


Ficar na zona de conforto certamente te limita a fazer descobertas, a se redescobrir e perceber do que você é capaz. Assim, a vida começa onde termina sua zona de conforto. O mesmo vale para seu negócio: para que ele cresça, é necessário assumir riscos e ousar. Portanto, se você deseja alcançar novos patamares em sua vida pessoal e profissional, saiba aproveitar as oportunidades e arriscar de maneira calculada.

É preciso certa dose de confiança para sairmos de uma situação ou lugar que é conhecido, habitual, enquanto você estiver na sua “zona de conforto” não está aprendendo, nem crescendo.

Pense… fazendo aquilo que sempre faz irá obter aquilo que sempre obteve.