Liderança Empática
O sucesso de uma empresa depende principalmente do trabalho em equipe, assim sendo é fundamental ter um bom líder. É comum perceber em alguns profissionais, a dificuldade de colocar em prática ações gerenciais para desempenhar de forma efetiva a sua função.
Existem diversos tipos de liderança presentes no mercado, a liderança empática tem ganhado bastante reconhecimento no trabalho com as equipes.
A empatia é a competência que possibilita entender o que o outro sente, o que o outro pensa. Para liderar é preciso reconhecer a individualidade de cada um da equipe, trabalhar de forma natural, sem qualquer tipo de pressão ou manipulação.
É colocar-se à disposição da equipe para que os resultados sejam alcançados a partir do melhor de cada um.
Como fazer isso sem empatia? Absolutamente impossível.
Os líderes empáticos são aqueles que desejam fazer a diferença na vida das pessoas, facilitam o desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho, consolidam relações profissionais, retém os talentos, pois oferece perspectivas e inspiração para os que estão ao seu redor.
Outro benefício é o aumento da criatividade no ambiente corporativo. Muitas vezes, o cotidiano pode acabar abafando a criatividade dos colaboradores e tornando as tarefas mais mecânicas. Porém, um líder empático também estimula sua equipe a colocar as ideias e sentimentos na prática.
A empatia é uma habilidade que vale a pena cultivar se você quer ser um grande líder e se você deseja que sua equipe seja bem-sucedida, será preciso aprender a lidar com todos os diferentes problemas que possam vir a surgir.
Sendo assim, vamos falar sobre algumas das características essenciais que você precisa ter para ser um líder empático.
Empatia
Obviamente, uma pessoa que deseja se tornar um líder empático deve ser capaz de se colocar no lugar dos outros. Mas a empatia não consiste simplesmente em entender em um nível racional o que o outro está pensando: alguém que queira desenvolver suas habilidades de liderança empática terá que entender como uma ação irá afetar cada um dos membros de sua equipe.
Entusiasmo
Uma pessoa que possui habilidades de liderança empática é capaz de colocar energia e paixão no que possui, propõe e realiza, de tal forma que serve como um exemplo para seus companheiros.
Cordialidade
Como é capaz de se colocar no lugar dos outros membros de sua equipe, também é capaz de fornecer soluções ao seu redor, sendo sensível e justo com as circunstâncias individuais. Um relacionamento cordial ajuda a manter uma boa relação de trabalho e, portanto, de equipe.
Serenidade
O líder empático deve ser capaz de manter a calma em situações complicadas, emotivas ou estressantes. Para conseguir liderar sua equipe de maneira eficaz, deve se tornar um exemplo para eles. Portanto, se deixar que seus impulsos o dominem, logo perderá o respeito de seus funcionários.
Capacidade para estabelecer limites
Apesar de ser capaz de entender o restante dos membros de sua equipe, um bom líder empático deve saber como se impor e manter a distância quando esta for necessária. Caso contrário, deixará de ser um líder para se tornar mais um integrante do grupo. Portanto, para uma pessoa que queira desenvolver uma liderança empática, será muito bom dominar as habilidades de comunicação, como a assertividade.
Quando o líder consegue mostrar para a sua equipe que também é um ser humano e que, assim como todo mundo, está lidando com sentimentos desafiadores, as pessoas se sentem mais acolhidas e mais dispostas a também se abrir e se conectar.
Todos os dias novos estudos não cansam de provar que colaboradores felizes, confiantes e motivados produzem mais e melhor. Ao mesmo tempo, nos próximos meses, vamos todos viver grandes desafios na economia e é fundamental continuar gerando novas soluções e produzindo resultados cada vez melhores. Neste momento, um líder empático pode, então, ser um grande cuidador do bem-estar das pessoas e um catalizador da melhora da economia. Exatamente o tipo de líder que estamos precisando.